Contabilidade online x Contabilidade digital: tudo o que você precisa saber

Confira tudo sobre contabilidade digital e contabilidade online.



A crescente transformação digital trouxe para o meio contábil conceitos como a contabilidade online e a contabilidade digital. Mas, elas não são a mesma coisa? Na verdade, não! Elas são modelos de negócio completamente diferentes.


Já não é novidade para ninguém que o mundo dos serviços contábeis está em constante transição, sofrendo rápidas e fortes mudanças. Mas isso tem levado a uma enorme confusão entre os diferentes modelos existentes.


Usar a tecnologia para ganhar em produtividade e eficiência é um dos pontos mais importantes deste processo de mudanças e o contador precisa estar atento a todas as vantagens que a transformação digital traz para o dia a dia do escritório.


Hoje, o contador pode garantir essa eficiência utilizando ferramentas prontas e altamente disponíveis, por exemplo: nuvem, mobile e plataformas digitais, dentre tantas outras.



A evolução do mercado contábil digital - a transição do analógico.


As atividades contábeis podem ser consideradas tão antigas quanto a civilização e surgiram devido à necessidade humana de proteger os seus bens. Passou por muitas fases de evolução até ser regulamentada como a profissão que conhecemos hoje.


Atualmente, pode-se dizer que a forma como os contadores conquistam e atendem os seus clientes foi influenciada diretamente pelas mudanças geradas pela tecnologia no mercado contábil, que criaram estes novos conceitos de contabilidade online e contabilidade digital.


A contabilidade online nasceu em 2012 e é totalmente baseada na automação dos serviços contábeis, por um custo muito inferior ao da contabilidade como conhecemos tradicionalmente. É um serviço que promete rapidez e facilidade, porém muito limitado. E mesmo assim, começou a preocupar muitos contadores na época.


Três anos mais tarde, em meados de 2015, surgiu então no Brasil a contabilidade digital, um novo conceito que já era muito utilizado na Europa e Oceania, porém com um escopo um pouco diferente da contabilidade online, onde o objetivo principal era gerar valor para o seu cliente através do uso da tecnologia, e não simplesmente automatizar tarefas a preço baixo.


Os defensores deste modelo entendem que os contadores não devem competir por preço e sim por valor agregado ao seu cliente.


Qual é o papel do contador na vida do empresário?


É muito importante que contador e empresário saibam dos seus papéis dentro da relação de parceria para trabalhar em conjunto, de forma assertiva e com bons resultados.


O empresário precisa estar ciente de que é responsável por todo o cenário da sua empresa, incluindo informações contábeis e fiscais através do seu contador que, por sua vez, deve estar sempre atento à legislação, impostos e tudo mais que for necessário para garantir que seu cliente esteja sempre dentro da lei.


O contador pode acabar desempenhando diferentes papéis dentro de uma empresa, mas sempre com a principal responsabilidade de ser o guardião financeiro e contábil de todos os seus clientes.


Existe o contador mais técnico, que geralmente se preocupa apenas em cumprir as obrigatoriedades, calcular todos os impostos e entregar tudo corretamente ao Fisco. Ou seja, um serviço mais voltado à contabilidade tradicional.


Em seguida, temos o contador que, além de técnico, também atua fortemente como consultor de seus clientes. Ou seja, comprometido com a gestão financeira das empresas, prestando consultorias de negócios e participando ativamente do crescimento de cada um dos seus clientes.

Avançando mais um pouco, entramos na fase de contador conselheiro que, além de técnico, trabalha em uma junção com o papel de consultor, participando do planejamento estratégico das empresas em todos os quesitos como se fosse um diretor financeiro, ou seja, alguém diretamente ligado à prosperidade de seus clientes.


Nessas duas últimas fases, o contador desempenha um papel muito importante de parceiro efetivo dos empresários na jornada de prosperidade das empresas e é capaz de agregar muito mais valor ao seu trabalho.


A contabilidade tradicional e a transformação digital


O contador sempre foi o profissional de maior confiança para os empresários, porém o momento atual exige mudança e o contador possui total conhecimento para trabalhar em busca da prosperidade das empresas de uma forma mais próxima de seus clientes.


A transformação digital precisa ser vista como uma oportunidade de negócio para os contadores mais tradicionais, e não como uma ameaça. O mais importante para se tornar um contador digital, consultor e conselheiro dos seus clientes, é a expertise, os conhecimentos. Ou seja, um pré-requisito que todos os contadores já possuem.


É aqui que a tecnologia entra como ponto principal para essa transformação, onde as tarefas podem ser automatizadas e o foco das suas atividades pode ser totalmente voltado para o desenvolvimento de planejamento e novas estratégias para seus clientes.


Ou seja, uma nova forma de agregar valor aos seus serviços e trabalhar com muito mais eficiência e agilidade. Tudo isso de forma digitalizada, com tarefas e funções automatizadas e informações de qualidade que permitem melhores previsões e planejamentos, além da criação de cenários mais reais para o futuro dos seus clientes.



O que é contabilidade online?


A contabilidade online nada mais é do que a realização da contabilidade das empresas através de um sistema com uma tecnologia que, de forma online, o cliente insere as informações necessárias solicitadas pela plataforma para “fechar” a sua contabilidade.


Tudo isso é feito por um preço muito baixo, em um modelo self-service e sem muito valor agregado, já que o cliente não cria nenhum tipo de relação com o contador que está por trás da plataforma.


A partir das informações imputadas pelo cliente, o sistema de contabilidade online gera alguns relatórios, confere se está tudo correto e realiza as entregas contábeis, fiscais e obrigações acessórias para o Fisco. Eles podem realizar outros tipos de serviços, porém limitados e sempre cobrando um valor à parte.



O que é contabilidade digital?


Por outro lado, a contabilidade digital utiliza a tecnologia para desburocratizar a rotina dos processos contábeis e aumentar a produtividade e a eficiência das tarefas, visando sempre os melhores resultados para os clientes através de uma relação de proximidade e parceria.


O modelo de contabilidade digital permite que o contador tenha acesso a dados mais completos dos clientes, principalmente através de sistemas ERP integrados aos seus sistemas contábeis que reúnem e organizam informações com precisão e sem erros, o que garante melhores análises dos dados e aumentam o nível do planejamento estratégico.


A otimização dos serviços contábeis através de softwares de automação e inteligência artificial é um dos principais objetivos da contabilidade digital que, agregada à expertise dos contadores, se tornam o conjunto perfeito para novas possibilidades de crescimento para os empresários.


Enfim, a melhor forma de entender o conceito de contabilidade digital é enxergando a internet como um meio para a realização de tarefas contábeis. A sua proposta consiste em utilizar as ferramentas tecnológicas para tornar a atividade mais produtiva e eficiente e é uma oportunidade que os contadores não devem desperdiçar.


Com uma contabilidade mais próxima e eficiente, a relação entre contador e cliente ganha mais confiança e se torna muito mais estratégica para ambos os lados.


Qual é a diferença entre contabilidade digital e contabilidade online?


Existem muitas diferenças entre a contabilidade digital e a contabilidade online, mas a fundamental é: o compromisso principal das contabilidades online é resolver as obrigações legais de seus clientes com um baixo custo, enquanto que o compromisso principal da contabilidade digital é melhorar a eficiência e os resultados dos seus clientes, e como consequência disso, resolver as obrigações legais.


Portanto, o objetivo principal da contabilidade online é entregar as obrigações fiscais e contábeis dos clientes ao Fisco com rapidez e a baixo custo, ou seja, é um modelo que ainda segue um pouco o tradicional, porém com dados automatizados e agilidade de processos.


Com a contabilidade online o cliente ainda precisa enviar as informações contábeis ao contador, porém de forma digital, eliminando papéis, burocracia e reduzindo custos.


Por sua vez, o objetivo da contabilidade digital é entregar eficiência e resultados aos seus clientes e regular a entrega das obrigações legais através da automatização dos processos contábeis entre cliente e contador. Dessa forma, a contabilidade se torna muito mais efetiva e o contador se transforma em consultor e aliado de seus clientes.


A principal diferença, portanto, é o valor agregado entre os dois modelos. Enquanto a online apenas entrega obrigações, a digital permite que a contabilidade consultiva seja uma realidade no seu escritório, com processos e tarefas otimizados e muito mais tempo para pensar estrategicamente e se aproximar efetivamente dos seus clientes.


Dependendo do tipo de cliente, a contabilidade online até pode ajudá-lo com as obrigações e a economizar algum dinheiro, porém, o profissional que se posicionar como um consultor e buscar entregar serviços de maior valor de uma forma eficiente e lucrativa, continuará a ser insubstituível na vida do empresário.


Dessa forma, entendemos que, o preço na contabilidade digital certamente é mais alto que a online, mas o benefício final é o resultado que essa proximidade consultiva vai trazer para o negócio do cliente.





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Siga-nos

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Twitter Ícone